Home Noticias Saúde inicia capacitação de enfermeiros como docentes de curso técnico

Saúde inicia capacitação de enfermeiros como docentes de curso técnico

por Lud Hayashi

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta quarta (15) o programa de capacitação dos profissionais de enfermagem selecionados para atuar como docentes do 1º curso técnico em enfermagem, disponibilizado gratuitamente aos agentes comunitários de saúde e de endemias que atuam no Paraná. A aula aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Paraná e reuniu cerca de 60 enfermeiros.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, explica que a capacitação pedagógica dos profissionais é necessária para prepará-los para a atuação em sala de aula. Eles também serão acompanhados durante todo o período de atuação pela Escola de Saúde Pública, responsável pela avaliação dos serviços prestados pelos docentes. “Tudo foi pensado para garantir a qualidade das aulas e o bom preparo dos futuros técnicos de enfermagem”, ressalta Nardi.

CURSO

Os enfermeiros capacitados nesta semana atuarão no primeiro módulo do Curso Técnico em Enfermagem, oferecido pelo Estado aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Inicialmente, serão capacitados 1000 agentes, com turmas em 25 municípios paranaenses. As aulas começam na próxima segunda-feira (20).

GRANDE PROCURA

O secretário Nardi ressalta que a ideia é oferecer às equipes mais uma opção de qualificação dentro da sua área de trabalho. “A excelência no atendimento à saúde passa pela formação. Um profissional capacitado e atualizado consegue atender a população com mais resolutividade e qualidade”, diz o secretário.

Ele explica que como a procura pelo curso foi grande, o número de turmas será ampliado para atender todos os 2.189 agentes comunitários e de endemias que completaram o processo de inscrição. “Estamos atendendo a demanda dos nossos profissionais de saúde que querem se capacitar. Nosso Estado reconhece e valoriza esse desejo e, sempre que possível, trabalhará para que ele se concretize”, destaca o secretário.

AULAS

No total, serão 1.800 horas de aula, divididas em três módulos. Nos dois primeiros, o agente recebe formação e qualificação como auxiliar de enfermagem e no terceiro módulo a formação profissional como técnico. O aluno só terá direito à certificação como técnico em enfermagem se for aprovado nos três módulos que compõem o curso.

Entre as disciplinas que serão ministradas estão saúde coletiva; enfermagem em saúde mental; relações humanas, ética e bioética; enfermagem cirúrgica; saúde do idoso; urgência e emergência; cuidados a pacientes em estado grave; saúde da mulher e educação em saúde.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Artigos relacionados

Deixe um comentário