Home Noticias O que é o vírus marburg, que fez Gana declarar o primeiro surto da doença causada por ele

O que é o vírus marburg, que fez Gana declarar o primeiro surto da doença causada por ele

Foram registradas duas morte pela febre hemorrágica, semelhante ao ebola, e autoridade ganes monitora mais de 90 pessoas que tiveram contato com infectados

por Lud Hayashi

Gana declarou na manhã desta segunda-feira (18) que vive o primeiro surto da doença causada pelo vírus marburg, que é semelhante ao ebola. A confirmação oficial veio após um laboratório do Centro Colaborador da OMS (Organização Mundial da Saúde) reafirmar os resultados de exames positivos de dois homens mortos em Ashanti, região sul do país africano.

Os testes realizados em Gana deram positivo em 10 de julho, mas os resultados tiveram que ser verificados por um laboratório no Senegal para que os casos fossem considerados confirmados, segundo a OMS.

Os dois indivíduos, que não têm nenhuma relação interpessoal, apresentaram sintomas como diarreia, febre, náuseas e vômitos, antes de morrer no hospital.

O GSH (Sistema de Saúde de Angola – sigla em inglês) está monitorando mais de 90 pessoas que tiveram contato com os dois infectados, incluindo a equipe médica.

Este é o segundo surto de marburg na África Ocidental. O primeiro foi no ano passado em Guiné, quando surgiu um infectado. Porém, o surto que foi declarado encerrado no dia 16 de setembro de 2021, cinco semanas após a detecção do caso inicial, sem a identificação de outros casos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.