Lar Eventos Sarau antimanicomial leva cultura e reflexão à população

Sarau antimanicomial leva cultura e reflexão à população

Evento teve como objetivo desmistificar a saúde mental e promover a inclusão

por Lud Hayashi

Quem passou pela Praça Raposo Tavares, na tarde desta sexta-feira (19), encontrou muita alegria, criatividade, informação e reflexão. Isso porque, o local recebeu o Sarau Antimanicomial, um evento cultural promovido pela 13ª Regional de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde que a compõem, com o objetivo de desmistificar a saúde mental e promover a inclusão. A iniciativa foi alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Por meio da exposição de artesanatos, leitura de poesias e apresentações musicais, bem como ações de promoção da saúde e bem-estar, como atividades físicas, orientações nutricionais, cuidados de estética e oficinas de expressão artística, os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região discorreram acerca de temas relativos à saúde mental e políticas públicas para a área, ocupando o papel de protagonistas.

“Compreender, acolher e cuidar, são as melhores soluções para que a pessoa que sofre com os transtornos melhore, e isso deve ocorrer, dentro do ambiente em que ela vive. Este sarau é mais uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso com esta causa, de colocar fim às internações compulsórias e instituições manicomiais. É possível tratar o paciente com transtorno mental sem isolá-lo do restante da sociedade”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Mental de Cianorte, Alexsandra Perondi. O evento contou com o apoio da SAMAE Jussara, Unipar Campus Cianorte, Faculdade UMFG, Ciscenop, secretarias e divisões municipais de Esporte, Assistência Social, Comunicação e Cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.