Home Eventos Sarau antimanicomial leva cultura e reflexão à população

Sarau antimanicomial leva cultura e reflexão à população

Evento teve como objetivo desmistificar a saúde mental e promover a inclusão

por Lud Hayashi

Quem passou pela Praça Raposo Tavares, na tarde desta sexta-feira (19), encontrou muita alegria, criatividade, informação e reflexão. Isso porque, o local recebeu o Sarau Antimanicomial, um evento cultural promovido pela 13ª Regional de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde que a compõem, com o objetivo de desmistificar a saúde mental e promover a inclusão. A iniciativa foi alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Por meio da exposição de artesanatos, leitura de poesias e apresentações musicais, bem como ações de promoção da saúde e bem-estar, como atividades físicas, orientações nutricionais, cuidados de estética e oficinas de expressão artística, os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região discorreram acerca de temas relativos à saúde mental e políticas públicas para a área, ocupando o papel de protagonistas.

“Compreender, acolher e cuidar, são as melhores soluções para que a pessoa que sofre com os transtornos melhore, e isso deve ocorrer, dentro do ambiente em que ela vive. Este sarau é mais uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso com esta causa, de colocar fim às internações compulsórias e instituições manicomiais. É possível tratar o paciente com transtorno mental sem isolá-lo do restante da sociedade”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Mental de Cianorte, Alexsandra Perondi. O evento contou com o apoio da SAMAE Jussara, Unipar Campus Cianorte, Faculdade UMFG, Ciscenop, secretarias e divisões municipais de Esporte, Assistência Social, Comunicação e Cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.