Além disso, a aplicação da bolsa minimiza os efeitos de contraturas musculares pela exposição ao frio. Porém, é preciso atentar para o uso adequado do produto. É importante envolvê-la em uma toalha para proteger a pele do calor e evitar queimaduras. No caso da Bolsa para Água Quente com Capa Protetora, o item dispensa o uso de outros tecidos para proteção, pois a própria capa garante a segurança do usuário. Também é importante observar a temperatura ideal de aplicação indicada nas embalagens antes de iniciar o uso.
“Temos uma cultura de terceirização dos cuidados com a saúde, em que buscamos somente através dos profissionais da saúde uma solução para os diversos problemas e desconfortos que apresentamos. O que procuramos incentivar são práticas de autocuidado, estimulando que cada pessoa seja protagonista da saúde, e que, mesmo em tratamentos orientados ou realizados com a ajuda de um profissional da saúde, as pessoas sejam pró-ativas nesse processo, potencializando os resultados e, principalmente, sendo capazes de autogerenciar a dor quando ela surgir”, afirma Regis Severo, fisioterapeuta que atua na Mercur.
Dor de cabeça
Quando o incômodo da dor de cabeça aparece por causa de cansaço ou stress, a aplicação de calor é uma ótima alternativa. A tensão muscular aumentada na região do pescoço, na cabeça e na face pode ser responsável por essa dor. A aplicação de calor nessas regiões, melhora o fluxo sanguíneo local a partir da vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), e promove o relaxamento.
A dica é: Aplique a Bolsa de Água Quente de 15 a 20 minutos. Lembrando que é importante envolver a bolsa com uma toalha para não correr risco de queimaduras. Tome cuidado com a aplicação no rosto, especialmente próximo a região dos olhos.
Dor muscular no pós treino
Quando você faz exercícios físicos, seja em academias ou em casa, podem ocorrer micro lesões em algumas fibras musculares, o que é natural quando exigimos uma sobrecarga maior aos músculos do que aquelas a que estão habituados. Por isso, é comum que após atividades intensas sentimos dor ou desconforto muscular, a qual chamamos de dor muscular tardia. A aplicação do calor pode ser benéfica quando aplicado após 48 horas da lesão, permitindo o alívio da dor, uma vez que os músculos se encontram com tensão e rigidez aumentada. Além disso, a melhora do fluxo sanguíneo local, facilita a chegada de nutrientes e oxigênio às células, acelerando a recuperação muscular.
A dica é: Um banho quente já ajuda bastante, mas também vale colocar a bolsa sobre a região dolorida por 20 minutos, uma vez ao dia.
Torcicolo e dor nas costas
O torcicolo, assim como a maioria dos quadros de dor nas costas são caracterizados por um ciclo de dor-espasmo-dor. Ou seja, a dor, que pode surgir após um movimento inadequado ou ainda, em decorrência de uma sobrecarga excessiva na região, por exemplo, em atividades de trabalho que exigem uma mesma postura mantida por longos períodos, gera uma resposta muscular caracterizada por tensão contínua aumentada (espasmo), o que gera maior limitação de movimentos, provocando mais dor. Uma das formas de melhorar este quadro é “quebrar” este ciclo, reduzindo o espasmo muscular, melhorando a qualidade dos movimentos e consequentemente, reduzindo a dor, ou seja, há uma inversão do ciclo dor-espasmo-dor, para relaxamento, movimento e redução da dor. O calor alivia a tensão muscular, ou seja, elimina aquela sensação de costas ou pescoço travados que acontecem com mais frequência em dias frios, em jornadas de trabalho tensas ou para quem fez força com alguma carga mais pesada.
A dica é: Reveze 20 minutos com a bolsa e uma hora sem ela até sentir a musculatura soltinha.
Cólica menstrual
Colocar uma bolsa para água quente na região mais baixa do abdômen ajuda a aliviar as dores das cólicas menstruais. Isso acontece porque muitas vezes, e de forma inconsciente, há uma tendência das mulheres em adotar uma postura mais “contraída”, curvando-se para frente ou mesmo tencionando alguns músculos na região abdominal na busca por proteção ou minimização das dores. Porém, isto pode levar a uma tensão aumentada e dor abdominal. A aplicação de calor dilata os vasos sanguíneos, o que melhora a circulação no local. Isso proporciona uma sensação de relaxamento e conforto. É importante lembrar que, se a dor for mais forte do que o habitual, deve-se consultar um médico.
A dica é: Faça uma compressa por 30 minutos e dê uma pausa de uma hora. Repita enquanto houver necessidade.
Autocuidado
Somos acostumados a utilizar a terapia de calor somente quando estamos com alguma dor ou outro problema de saúde. No entanto, torcicolo, dor na coluna e na lombar, não acontecem de uma hora para a outra. Quase sempre é o acúmulo de vários momentos de tensão, estresse, má postura que a cada dia vão aumentando, até o corpo pedir socorro. O tratamento para todas essas questões é mais demorado pelo simples fato de não existir a cultura da prevenção e do cuidado.
A dica é: Posicione a bolsa térmica em alguma região do corpo quando for ler um livro ou se sentar para assistir algum programa, seja para aliviar a tensão ou para vivenciar um momento de bem-estar e autocuidado diário consigo.
Para promover proteção e eficiência na aplicação, as Bolsas para Água Quente da Mercur possuem textura de aletas em um de seus lados, melhorando a difusão do calor. As bordas do produto são reforçadas e o bocal é maior e mais firme, o que proporciona maior segurança ao usuário. O item pode ser encontrado nos tamanhos pequeno, médio e grande, nas cores lilás e bordô.
Entre as opções de bolsas para a aplicação de calor, estão as Bolsas Térmicas Gel e a Bolsa Térmica Natural. A Bolsa Térmica Gel pode ser utilizada quente, quando aquecida em banho maria ou no micro-ondas, e fria, quando resfriada no freezer. Já a Bolsa Térmica Natural é feita com insumos 100% renováveis e pode ser aquecida no micro-ondas ou no forno elétrico.