Lar Noticias Câmara aprova transparência na ordem das podas de árvores

Câmara aprova transparência na ordem das podas de árvores

por Lud Hayashi

Os vereadores de Cianorte realizaram nesta segunda-feira, 20, a 30ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados oito projetos, por unanimidade, sendo três projetos em primeiro turno e cinco em segundo turno e redação final.
Segundo Turno
Destaque para o Projeto de Lei 48/2021-C – de autoria conjunta dos vereadores Afonso, Edvaldo e Tuika – que obriga a divulgação, por meio do site da Prefeitura de Cianorte, da listagem de munícipes que aguardam por podas e remoções de árvores na cidade.
De acordo com o projeto, a divulgação deverá garantir o direito de privacidade dos munícipes, sendo divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apenas, a data da solicitação (principal critério para classificação, salvo situações emergenciais), a posição na lista de espera, o local, o tempo médio para atendimento e a relação dos munícipes já atendidos, através da divulgação do número do protocolo.
Já o Projeto de Lei 48/2021-E – de autoria do vereador Tuika – obriga as empresas concessionárias do transporte público urbano por ônibus em Cianorte, a colocarem nos pontos de parada de cada linha, bem como no interior dos ônibus, cartazes ou placas identificando os horários de passagem nos locais.
O Projeto de Lei 59/2021-A – de autoria da vereadora Marcia Pereira (PL) – denomina Jair Araujo da Silva (Procópio), a travessa projetada 3, dos Distritos Industriais Adelino Pagani e Mitre Nabhan, compreendida entre a Rua José Antonio Ferrari e a Avenida das Fábricas. Jair nasceu em 17 de julho de 1945, em Cornélio Procópio, no estado do Paraná. Em 1964, mudou-se para Cianorte e, em 1967, fundou a Auto Lataria Procópio e, entre 1972 e 1975, inventou um carro que deu o nome de Jafasso. Faleceu em 23 de maio de 2021, aos 75 anos.
Na sequência, houve a apreciação do Projeto de Lei 57/2021 – de autoria da Prefeitura – autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 815 mil, a fim de adquirir 30 câmaras e diversos equipamentos para a implantação da “Cerca Digital”, que é o sistema de monitoramento, através de câmaras, da entrada e da saída da cidade. A câmara terá tecnologia para reconhecimento facial e de placas de veículos.
E o Projeto de Lei Complementar 24/2021 – de autoria da Prefeitura – altera o artigo 209 da Lei Municipal 2.749/2006 (Código de Posturas), para seguinte redação: a abertura e o fechamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviço obedecerão aos horários estipulados em Decreto do Poder Executivo Municipal, observadas as legislações e normas de âmbito Federal e Estadual aplicáveis a matéria, em especial, a Lei Federal nº 13.874/2019, que institui a declaração de direitos de liberdade econômica; bem como revoga os artigos 210 a 214, 215 e 217. O objetivo, segundo o Executivo, é acompanhar a realidade jurídica nacional.
Primeiro Turno
O Projeto de Lei 59/2021-O – de autoria do vereador Afonso Lima (Rede) – determina a divulgação e atualização mensal no site da Prefeitura de Cianorte, com link específico e logo no início da obra, dos dados básicos de todos os projetos de construção, reforma e demais obras públicas municipais que estejam em andamento na cidade. Os dados previstos são: foto; endereço; finalidade; número de contrato e ano; data de início e previsão de término; valor total com os aditivos, quando houver; nome da empresa contratada e número do CNPJ; engenheiro responsável pela obra e número do seu registro junto aos órgãos de classe; e estágio atual da obra.
E o Projeto de Lei 40/2021-U – de autoria do vereador pastor Dejair (PSD) – institui o projeto ‘Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”, com a finalidade de preservar o meio ambiente e promover a educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, ornamental ou frutífera, a cada registro de nascimento de criança na Rede Pública de Saúde de Cianorte.
De acordo com o projeto, a família receberá um certificado “Criança Amiga da Natureza”, que constará a data de nascimento do filho (a), a data do plantio e nome da árvore. Em até 90 dias após o nascimento, a muda de árvore também poderá ser disponibilizada ao pai ou à mãe que requerer.
Presença
Sessão Ordinária contou com a presença do secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, que utilizou a tribuna livre, e do ex-vereador de Cianorte, Manoel Messias Dos Santos, o Nito de São Lourenço.
Agenda
Na segunda-feira (27), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.
Serviço
Facebook: Câmara Municipal de Cianorte
YouTube: Câmara Cianorte
Instagram: Câmara Cianorte
Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.