Home Noticias Cianorte tem queda na infestação do Aedes Aegypti e nos casos de dengue

Cianorte tem queda na infestação do Aedes Aegypti e nos casos de dengue

por Lud Hayashi

O 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, LIRAa, realizado entre os dias 11 e 15 de julho, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (15), com resultado de 0,1%, aponta uma redução com relação ao anterior, que teve dados colhidos de 16 a 20 de maio, com 0,5%. A atual pesquisa envolveu 1.534 imóveis, nos quais apenas um foco foi encontrado, na Zona 08.

Para a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, alguns fatores colaboram para a queda, como a chegada do inverno, o reforço das ações dos agentes e os cuidados dos moradores com seus domicílios. “No entanto, é importante lembrar que a prevenção ao mosquito, ou seja, a eliminação dos possíveis criadouros, assim como o uso de repelentes, deve ser constante. Isso é essencial para conseguirmos controlar a dengue, mesmo com o frio e o baixo risco de infestação do Aedes aegypti”, salientou.

Além disso, dados da Vigilância em Saúde apontam redução também nos casos da doença. No período do 3º LIRAa, o número de notificados era de 516, com 422 confirmados (entre 17 e 23 de maio). Já no do 4º levantamento, a semana de 11 a 15 de julho, são nove casos notificados e sete confirmados. “Estamos otimistas no combate e contamos com a população para continuarmos reduzindo a incidência”, ressaltou a secretária. O acumulado do ano epidemiológico, que teve início em agosto de 2021, é de 7.094 notificações e 5.847 confirmações, além de dois óbitos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário