Home Cultura Confira os aprovados para as bolsas de estudos de ballet

Confira os aprovados para as bolsas de estudos de ballet

por Lud Hayashi

Prefeitura de Cianorte e Ballet Sarah Coelho oferecem as aulas gratuitas da dança a partir de setembro

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Divisão de Cultura, e o Ballet Sarah Coelho divulgaram nesta terça-feira (14), a lista com os 20 aprovados no processo seletivo que irão frequentar, gratuitamente, aulas de Ballet durante o período de um ano. Para concorrerem às bolsas de estudos, os mais de 100 inscritos, que possuem entre sete e 12 anos, participaram de uma audição na sede da escola de dança, no último sábado (11). principal critério de seleção adotado pela comissão julgadora foi a inclusão social.

“Desta vez não levamos em consideração características como disciplina, força de vontade, agilidade de pensamento e flexibilidade, ou atributos físicos, como a estatura ou peso”, conta a instrutora e proprietária da academia de dança, Sarah Coelho. “Buscamos,unicamente, quebrar barreiras sociais, dando oportunidade para quem, provavelmente,nunca teria acesso. Não escolhemos quem já sabia dançar, mas sim, quem nunca teve contato e demonstrou sede em aprender”, relata.

Outro parâmetro adotado pelos jurados durante a seleção dos candidatos foi o comportamento dos pais. “Tivemos dois momentos de contato com eles. Na chegada, quando toda a estrutura da escola foi apresentada, e após a audição, quando houve a explicação do projeto”, narra Sarah. “Analisamos como eles se posicionavam em relação ao que relatávamos e observamos o comprometimento. Lembrando que, além de crianças dedicadas, precisamos de adultos parceiros que contribuam nessa caminhada, ao lado da escola”, enfatizou.

Os aprovados foram Agatha Lopes SoaresAna Beatriz Santos da SilvaAna Laura Montagnini, Ana Laura Novais de Paula, Emanuelly Eduarda da SilvaEster SrazerepciSumiHeloá Leandro dos SantosHigor Ronaldo Opazo Gonzalez, Hilary Kauanny Rodrigues de Camargo, Karina Zanzaki de Figueiredo, Ketlyn Fernanda Brussolo CoelhoLarah Elisa Silva MoreiraLudmyla Gabrielly Martins MessiasMaria Clara Rodrigues, Maria Eduarda de Souza Guessa, Maria Letícia SalatineMonique SoutelhoKaiky GomesPamelly Mariana Samira Zanellato da Cruz.

A novidade deste ano é que existe fila de espera com dez nomes, caso haja desistência dos selecionados nos primeiros seis meses“Ainda oferecemos bolsas de estudos com 50% de desconto aos participantes da audição, que não foram aprovados na data, e àqueles que não puderam participar, durante todo o mês de agosto, 30% de desconto nas mensalidades”, alega a instrutora, ao enfatizar que o objetivo era de fato favorecer a participação de todos que tenham interesse.

“Tenho certeza que, nessa segunda edição, à exemplo da primeira conseguiremos não apenas disseminar a modalidade artística pelo município, como também oportunizar novos horizontes e perspectivas de vida para essas crianças, tendo em vista que, comprovadamente, o acesso à cultura é capaz de gerar mudanças em diferentes aspectos no indivíduo”, argumenta a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

As aulas acontecerão todos os sábados, a partir das 13h30, na sede do Ballet Sarah Coelho, localizada na Rua Uberaba, 81. O primeiro encontro está marcado para 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Cultura (Paço Municipal Wilson Ferreira Varella) pelo telefone (44) 3619-6227 ou na própria escola, que atende no (44) 3018-2181.

INCLUSÃO

Entre os mais de 100 alunos das escolas municipais inscritos, estavam dois meninos, ambos aprovados no processo seletivo. “Não os escolhemos para serem bolsistas apenas pelo fato de serem do sexo masculino, mas sim, pelo interesse que demonstraram em serem bailarinos. Talvez essa fosse a única oportunidade de suas vidas”, relata Sarah, que ainda conta que uma menina com Síndrome de Down também foi aprovada. “Essa turma vai ultrapassar a barreira do aprendizado técnico e incentivará o respeito e a inclusão”, finaliza.

TURMA ANTERIOR

As integrantes da última turma encerram sua participação no projeto durante aMostra de Dança, que acontece no dia 24 de agosto, a partir das 19h30, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori. O grupo de dez bailarinas fará uma apresentação de ballet clássico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário