Home Noticias Em mais uma moda perigosa, jovens fumam cotonete e exibem nas redes sociais; saiba os riscos

Em mais uma moda perigosa, jovens fumam cotonete e exibem nas redes sociais; saiba os riscos

Inalar a fumaça do objeto utilizado para higiene pessoal pode causar, por exemplo, sérios problemas no pulmão

por Lud Hayashi

Não é segredo que as tendências que surgem nas redes sociais se tornam rapidamente populares entre os jovens. Apesar de parecer algo inofensivo, existem vídeos que acendem um alerta, como “a nova moda” de fumar cotonetes.

Começou a circular com mais frequência recentemente nas redes sociais vídeos em que, em sua maioria, jovens acendiam a ponta do cotonete com um isqueiro e inalavam a fumaça.

O objeto, utilizado para higiene pessoal, principalmente na limpeza dos ouvidos, é formado por uma haste plástica e duas pontas de algodão. Apesar de os danos dos dois materiais em conjunto ainda não terem sido mensurados por especialistas, a combustão das substâncias separadamente causa danos à saúde.

“É uma coisa muito recente, então não deu tempo de conduzir estudos científicos mais apurados sobre o assunto. Mas, por princípio, a combustão, que gera a produção de fungos e fumaças, que vão ser inaladas pelo pulmão, sempre é potencialmente danosa, sempre, independente do material que vai ser submetido à queima”, diz o médico pneumologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Claudio Luiz Ferraz.

O pneumologista explica que o plástico, quando submetido a combustão, pode liberar substâncias que são comprovadamente danosas e cancerígenas. O algodão, por sua vez, causa uma doença já descrita há muito tempo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.