Lar Noticias Inverno começa hoje com previsão de ondas de frio intenso pelo país

Inverno começa hoje com previsão de ondas de frio intenso pelo país

Expectativa é de frio entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto no Sul e no Sudeste. O Nordeste será afetado por chuvas

por Lud Hayashi

O inverno chegou nesta terça-feira (21), às 6h14, e segue oficialmente até o dia 22 de setembro, às 22h04. A estação pode ser mais fria que do que em anos anteriores por causa do fenômeno La Niña — causado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico —, que acentua eventos climáticos extremos em diversos países, de acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da empresa Climatempo.

Em pleno outono, o Brasil teve registros de frio intenso, neve e ciclone em algumas cidades. As baixas temperaturas provocaram espanto em populações, fazendo-as questionar a possibilidade de um inverno ainda mais gelado. Segundo a especialista, esses fenônemos atípicos para a estação passada também tiveram influência do La Ninã.

Apesar das ondas que devem marcar a estação, Fabiene explica que este inverno deverá ser semelhante ao do ano passado. “Quando a temperatura chega a 13°C, a gente sente certo desconforto, então é normal que no inverno, com termômetros entre 10°C e 6°C, ou, em algumas regiões, até menos, as pessoas comentem e sintam esse frio intenso, que parece ser anormal para o brasileiro”, disse.

Massa de ar frio a cada 15 dias

A meteorologista Maria Clara Sassaki, também da Climatempo, explicou que uma massa de ar frio deve ocorrer a cada 15 dias. “É que atrás de uma frente fria sempre vem uma massa de ar polar. Frentes frias passam o ano todo, mas no inverno o Hemisfério Sul está mais distante do Sol. Então o frio fica ainda mais intenso”, afirma.

 

A meteorologista Dóris Palma, da FieldPRO, também prevê que a estação seja marcada por três a quatro ondas de frio intenso. Elas ocorrem primeiro na virada de junho para julho, abrangendo principalmente áreas do Sul do país. Depois, entre os dias 13 e 15 de julho, “uma nova onda de frio deve alcançar áreas das regiões Sul e Sudeste”, explica.

De acordo com Palma, em julho, o Sul do país deve sofrer com geadas: “Entre os dias 13 e 15 poderemos ter temperaturas próximas a 0°C em boa parte da região. Esse é o ingrediente principal para a ocorrência de geadas e afeta a agricultura de forma geral”. Nesse período, explica a meteorologista, existe até mesmo a possibilidade de nevar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.