Se você está acostumado a utilizar panos para secar a louça, talvez seja a hora de começar a abandonar este hábito. Estudos recentes mostram que as toalhas utilizadas na cozinha podem ser fontes de bactérias, inclusive as mesmas encontradas em vasos sanitários, nocivas à saúde.
Um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com a empresa Eolas international, revelou que 27,5% dos panos de cozinha domésticos em uso mostravam a presença da bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli, classificada como o principal coliforme fecal.
Além disso, certas cepas de E. coli podem causar inflamação grave e danos ao cólon, levando a condições como a colite.
O estudo também encontrou a bactéria Listeria spp. em 13,5% dos panos usados em cozinhas, incluindo a Listeria monocytogenes em 3% deles.
Essa última é responsável por provocar a listeriose, uma condição que se manifesta com febre, calafrio, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia. São, basicamente, condições chamadas de infecção alimentar.
Normalmente, o quadro se resolve sozinho, mas pode ser potencialmente grave para grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Isso significa que as esponjas e os panos de prato podem espalhar bactérias por toda a cozinha, contaminando alimentos e objetos usados para cozinhar.
Em outro estudo, realizado por pesquisadores do Departamento de Solo, Água e Ciências Ambientais da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, as descobertas sobre os panos de cozinha também foram preocupantes.
O grupo analisou amostras de 82 panos de prato usados de residências aleatórias nas cidades de Chicago, Nova Orleans, Orlando e Tucson, todas nos EUA, além de Toronto, no Canadá.
Em laboratório, eles cultivaram os panos e constataram que 89% deles continham coliformes fecais. A bactéria E. coli foi encontrada em uma proporção semelhante à do outro estudo: em 25,6% das toalhas.