Home Noticias Panos de prato podem conter as mesmas bactérias encontradas na privada

Panos de prato podem conter as mesmas bactérias encontradas na privada

Estudos mostram que é uma péssima ideia secar a louça com uma toalha, pois há risco de contaminação por diversos patógenos

por Lud Hayashi

Se você está acostumado a utilizar panos para secar a louça, talvez seja a hora de começar a abandonar este hábito. Estudos recentes mostram que as toalhas utilizadas na cozinha podem ser fontes de bactérias, inclusive as mesmas encontradas em vasos sanitários, nocivas à saúde.

Um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com a empresa Eolas international, revelou que 27,5% dos panos de cozinha domésticos em uso mostravam a presença da bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli, classificada como o principal coliforme fecal.

Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, as doenças mais frequentes causadas pela E. coli são infecções do trato urinário, infecções intestinais, infecções da vesícula biliar e infecções de feridas.

Além disso, certas cepas de E. coli podem causar inflamação grave e danos ao cólon, levando a condições como a colite.

O estudo também encontrou a bactéria Listeria spp. em 13,5% dos panos usados em cozinhas, incluindo a Listeria monocytogenes em 3% deles.

Essa última é responsável por provocar a listeriose, uma condição que se manifesta com febre, calafrio, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia. São, basicamente, condições chamadas de infecção alimentar.

Normalmente, o quadro se resolve sozinho, mas pode ser potencialmente grave para grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Em 2017, pesquisadores escreveram no Journal of Food Protection que as esponjas e os panos de prato podem ser um foco de bactérias na cozinha.
Eles descobriram que esponjas e panos de prato contaminados com coliformes fecais ou Staphylococcus aureus — esses últimos causadores de infecções graves — eram mais propensos a contaminar outras superfícies na cozinha.

Isso significa que as esponjas e os panos de prato podem espalhar bactérias por toda a cozinha, contaminando alimentos e objetos usados para cozinhar.

Em outro estudo, realizado por pesquisadores do Departamento de Solo, Água e Ciências Ambientais da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, as descobertas sobre os panos de cozinha também foram preocupantes.

O grupo analisou amostras de 82 panos de prato usados ​​de residências aleatórias nas cidades de Chicago, Nova Orleans, Orlando e Tucson, todas nos EUA, além de Toronto, no Canadá.

Em laboratório, eles cultivaram os panos e constataram que 89% deles continham coliformes fecais. A bactéria E. coli foi encontrada em uma proporção semelhante à do outro estudo: em 25,6% das toalhas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.