Lar Noticias Projeto que obriga Saúde divulgar lista de espera de pacientes é aprovado

Projeto que obriga Saúde divulgar lista de espera de pacientes é aprovado

por Lud Hayashi

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cianorte realizada na última segunda-feira, 14, um projeto de autoria do vereador Afonso Lima (Rede) foi aprovado em segunda discussão. Trata-se do Projeto de Lei nº 09/2022-A, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal no âmbito de Cianorte.

A lei visa garantir a transparência e a publicidade das listas de espera dos pacientes para procedimentos realizados na rede pública de saúde municipal de Cianorte. Segundo o projeto, as informações a serem divulgadas devem conter a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica, um aviso do tempo médio previsto para atendimento aos inscritos; a relação dos inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico e, a relação dos pacientes já atendidos, através da divulgação do número do Cartão Nacional de Saúde – CNS.

Além disso, fica autorizada a alteração da situação do paciente inscrito na listagem de espera com base no critério de gravidade do estado clínico. A divulgação deverá garantir o direito de privacidade dos pacientes, sendo divulgado apenas as iniciais do nome do paciente e o número do CNS.

Foram aprovados também em segundo turno, três projetos encaminhados pelo Executivo. Com destaque para o Projeto de Lei nº 008/2022, para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 1,3 milhões para a inclusão de ações orçamentárias da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o presidente do Legislativo, Wilson Peres Pedrão (Republicanos), não se trata de novas despesas ao município, mas a realocação dos recursos para a Cultura que antes estavam sob dotação da Secretaria de Educação e agora serão direcionados à recém criada Secretaria de Cultura.

Os demais projetos do Executivo eram referentes a leis complementares. O Projeto de Lei Complementar nº 005/2022, que inclui os Lotes 585/B e 586/R da Gleba Patrimônio Cianorte no perímetro urbano do Município de Cianorte. E o Projeto de Lei Complementar nº 009/2022, que altera o quadro da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que também teve aprovada a Emenda Modificativa nº 011/2022 ao referido projeto.

A única votação em primeiro foi referente ao Projeto de Lei nº 053/2021-B, que concede o nome de Diógenes Francisco Vanderlei à Rua 01 localizada no Clube Associativo Rural Estrela Guia (Chácara de Lazer), de autoria do vereador Rodrigo Rezende Enfermeiro (PSD). Todos os projetos votados foram discutidos e aprovados por unanimidade.

Para conhecer os demais projetos de lei do Legislativo e do Executivo que também foram votados durante a sessão acesse o site da Câmara de Cianorte: www.camaracianorte.pr.gov.br. Ou acompanhe a íntegra da sessão no canal do YouTube “Câmara Cianorte” ou na página do Facebook.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.