Lar Noticias Saiba como retomar cuidados com a saúde, esquecidos na pandemia

Saiba como retomar cuidados com a saúde, esquecidos na pandemia

Clínico geral deve ser procurado para iniciar retomada; saúde do corpo pode ter piorado durante a pandemia

por Lud Hayashi

A pandemia afetou diversos setores do cotidiano, inclusive a rotina de cuidados médicos de muitas pessoas. Segundo nota técnica da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), do dia 9 de novembro, houve uma queda de 53% nas intervenções cirúrgicas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Com números baixos de mortes e novos casos de Covid e o retorno da vida social, chegou a hora de voltar a se preocupar com a saúde. O geriatra Natan Chehter, membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), explica as consequências desse período sem ir ao médico.

“O grande problema de não ir ao médico regularmente é a falta de diagnósticos, doenças como câncer, diabetes ou hipertensão podem ficar sem ser detectadas por muito tempo, dificultando o tratamento no futuro. Nesse sentido, é esperado que as pessoas tenham a saúde piorada. Além do que, durante o isolamento muitos também pararam outras atividades como exercícios físicos e fisioterapia, fazendo com que o corpo fique mais frágil”, diz o médico.

O levantamento da Fiocruz apontou, ainda, que todos os serviços do SUS caíram drasticamente no começo da pandemia, exceto o setor de medicamentos, e depois de um tempo houve  aumento nos atendimentos, mas não voltaram aos níveis pré-Covid.

“O acompanhamento regular é importante para prevenção, com o diagnóstico precoce é possível ter um tratamento mais cedo e consequentemente mais efetivo. As visitas de rotina ao médico devem servir para acompanhar o estado de saúde e, se for o caso, como anda o tratamento”, pontua Chehter.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.