Home Noticias Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como “possivelmente cancerígenos”

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como “possivelmente cancerígenos”

por Lud Hayashi

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou, nesta quinta-feira (13), que o adoçante aspartame, composto comum em bebidas dietéticas, é considerado um alimento “possivelmente cancerígeno” para os seres humanos.

Apesar da nova classificação fornecida ao aspartame, a OMS não alterou os valores diários de consumo aceitáveis para o alimento, uma vez que os dados científicos conhecidos até o momento não embasam uma mudança.

As conclusões fornecidas pela Organização derivam de um estudo realizado pela Iarc (sigla em inglês para Agência Internacional para Pesquisa do Câncer) em conjunto com pesquisadores do JECFA (Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS e da Organização para Agricultura e Alimentação).

A nutróloga Dinah Ribeiro explica que, para ser considerado “promotor de tumores”, o aspartame deve ser ingerido em grandes quantidades: em média, 70 sachês por dia. “O ideal é reduzir o consumo de todo alimento, especialmente os ultraprocessados, que possa gerar esse risco. Então, o consumo eventual de um refrigerante diet que tem aspartame não causaria esse problema”, aponta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.