Lar Noticias Aprovado projeto para que entidades de acolhimento a idosos tenham sistema de monitoramento

Aprovado projeto para que entidades de acolhimento a idosos tenham sistema de monitoramento

por Lud Hayashi

A sessão ordinária comandada pelo presidente Wilson Pedrão (Republicanos) nesta segunda-feira, 13, no Plenário da Câmara de Vereadores de Cianorte contou com a presença de todos os vereadores para a discussão de sete projetos de lei. De autoria do Poder Legislativo, houve a votação do Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2023, de autoria do vereador Tuika (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade das casas de repouso e outras instituições privadas destinadas a permanência de idosos instalarem em suas dependências internas e áreas comuns sistema de monitoramento por câmeras e vídeos, que possibilite o acompanhamento dos idosos em tempo real pela internet.

O sistema de monitoramento poderá ser acessado pelos responsáveis legais dos idosos ou familiares responsáveis pela sua internação por meio de senha pessoal, disponibilizada mediante o cadastramento. Locais como os banheiros, vestuários, quartos e consultórios, ficam de fora de tal obrigação. As imagens captadas pelo sistema de monitoramento só poderão ser exibidas e disponibilizadas a terceiros mediante determinação judicial ou requisição de autoridade competente e as instituições deverão arquivar as imagens captadas pelo sistema de monitoramento por no mínimo 90 dias.

Em segundo turno de discussão foram aprovados os seguintes projetos do Executivo: Projeto de Lei Complementar nº 006/2023, que concede isenção de tributos sobre os imóveis localizados nas Zonas Especiais para Habitação de Interesse Social – ZEIS, destinados à implantação de projetos/programas habitacionais; Projeto de Lei nº 013/2023, que autoriza a abertura de crédito especial, no valor de R$ 21.489,86 destinado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para pagamento à empresa Andrade Transportes Eireli pelos serviços por ela prestados e não processados até 31/12/2022.

Do Executivo foram aprovados em primeiro turno os seguintes projetos: Projeto de Lei Complementar nº 007/2023, que altera o número de cargos em provimento efetivo de Psicólogo – 20 horas, que passa de 24 para 28 vagas; Projeto de Lei nº 008/2023, que altera a redação do inciso I, do art. 4º e o caput do art. 7º da Lei Municipal nº 5.066, de 27 de agosto de 2019; Projeto de Lei nº 015/2023, que autoriza a abertura de crédito adicional especial.

Por fim, do Legislativo foi aprovado em primeiro turno por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo nº 017/2023, de autoria do vereador Pastor Dejair (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de acesso gratuito à internet em estabelecimentos comerciais quando optarem por oferecer aos consumidores cardápio na forma digital.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.