Home Noticias Com 1,7 milhão na fila, INSS prevê reduzir prazo de análise em até 45 dias

Com 1,7 milhão na fila, INSS prevê reduzir prazo de análise em até 45 dias

Os números constam do Portal da Transparência Previdenciária; desse total, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas

por Lud Hayashi

A fila para benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) chegou a 1.794.449 requerimentos em análise em junho. Desse total, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas e 1.197.750, análise administrativa.

Os números constam do Portal da Transparência Previdenciária, lançado nesta quarta-feira (5).

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com o novo programa e o trabalho dos profissionais do INSS, a previsão é reduzir até 45 dias o prazo de análise dos pedidos até o final deste ano.

O objetivo do novo projeto, segundo o ministério, é apresentar os dados do INSS e da perícia médica federal, para que a população acompanhe o resultado do trabalho da pasta para acelerar a análise de benefícios e reduzir filas.

“A meta é chegar em dezembro a 45 dias e estamos trabalhando fortemente em parcerias com a Dataprev e outros ministérios para ampliar a automação, evitando assim o retrabalho na análise de documentos e, consequentemente, acelerando a análise dos pedidos de benefício. Em 2024 veremos um novo INSS a serviço da população”, disse o ministro em entrevista coletiva, ao lado do novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

No painel, é possível consultar dados referentes a aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), salário-maternidade e auxílio reclusão, entre outros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.