Home Noticias Em sessão extraordinária, vereadores de Cianorte votam primeiro turno da Reforma Previdenciária

Em sessão extraordinária, vereadores de Cianorte votam primeiro turno da Reforma Previdenciária

por Lud Hayashi

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 15, no Plenário do Legislativo Municipal de Cianorte, os vereadores estiveram presentes para debater e colocar em votação o texto sobre a Reforma da Previdência. A reforma impactará a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Cianorte – CAPSECI.

Na noite anterior, houve uma rodada de discussões entre representantes do Legislativo, da CAPSECI e dos servidores por meio dos sindicatos e associações, onde foi exposto também a Portaria nº 1.467, publicada em 06 de junho de 2022 pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, havendo um entendimento das partes sobre a importância da votação e das emendas à reforma. A reforma da CAPSECI vem sendo debatida desde o ano passado entre os interessados, onde também foram apresentados as projeções dos cálculos atuariais que apresentam o crescimento do déficit atuarial da previdência municipal de Cianorte.

A sessão presidida pelo vereador Wilson Pedrão (Republicanos) começou às 9 da manhã com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Cianorte. Na plateia, presencialmente, estavam representantes da CAPSECI e alguns servidores.

Em turno único, houve a votação da Emenda Modificativa nº 113/2022 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 005/2022. A emenda modificativa foi composta por 14 tópicos a serem alterados ou acrescidos no projeto da reforma, sendo aprovada por unanimidade.

Na sequência, seguiu para votação, já com as emendas modificativas aprovadas, o primeiro turno de discussão da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 005/2022, que altera o sistema de previdência social dos servidores públicos municipais e estabelece regras de transição e disposições transitórias; altera os artigos 86 e 117 da Lei Orgânica do Município e inclui o art. 117-A na Lei Orgânica do Município.

Após novo debate das propostas entre os vereadores, o presidente Wilson Pedrão colocou a proposta em votação, sendo aprovada por nove vereadores, tendo apenas como voto contrário o vereador Edvaldo “Estância Luana” (Patriota). Assim, seguindo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Cianorte, a proposta será votada em segundo turno na sessão ordinária a ser realizada no dia 27 de junho.

Sessão Extraordinária – Previdência

Artigos relacionados

Deixe um comentário