Lar Noticias Novelas, séries e filmes turcos estão na lista de conteúdos mais vistos no Brasil

Novelas, séries e filmes turcos estão na lista de conteúdos mais vistos no Brasil

por Lud Hayashi

O milagre na cela sete, O violino do meu pai, O último guardião, Mil e uma noites e O grande guerreiro otomano. Esses são os nomes de algumas produções turcas que têm feito muito sucesso no Brasil. São novelas, séries e filmes feitos na Turquia que figuram nas listas de conteúdos mais vistos nas plataformas de streaming, que estão investindo pesado nesse tipo de conteúdo. A CBN conversou com fãs dessas produções para entender o porquê de tanto fascínio.

'O milagre da cela 7'. Foto: Reprodução (Crédito: )

‘O milagre da cela 7’. Foto: Reprodução

Você pode não ter entendido nada do que acabou de ouvir, mas eu te explico. São falas da novela turca Fatmagul, que está disponível no Globoplay e tem feito muito sucesso no Brasil, assim como dezenas de outras produções do país.

A Turquia tem se tornado um dos principais países exportadores de novelas e séries, que não param de conquistar fãs brasileiros. São histórias que vem de longe, mas que retratam situações que também são vividas por aqui. O diferencial está na forma de se contar as histórias. Cenas que envolvem bebidas alcoólicas e brigas, por exemplo, não são comuns nas tramas. Para compensar, os dramas familiares e amorosos fazem o público aguardar ansioso o desfecho dos personagens.

Espectadores brasileiros criaram até grupos nas redes sociais para trocar indicações e comentar sobre essas produções. A web designer Lilzi Pereira, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, chegou a assistir às novelas pela TV turca e fazer lives pra comentar cenas.

“Quando tinha episódio ao vivo durante a semana, de uma série que as seguidoras tinham muito interesse, eu fazia os comentários nas transmissões ao vivo até mesmo na hora do trabalho, se fosse um dia tranquilo. Mas a grande maioria era aos finais de semana. E eu passava esse tempo todo, essas duas horas e meia, comentando de acordo com o que eu via. E isso foi tão interessante que até hoje eu tenho muitas mulheres que me seguem por causa disso, até porque eu pegava os temas das séries e depois fazia outras lives abordando eles também”, lembra.

A veterinária Márcia Couto é brasileira e mora nos Estados Unidos. Com família na Turquia, foi através das novelas que se aprofundou sobre a cultura do país. Érika já maratonou várias e, para ela, assistir essas produções vai além de ficar atenta ao que se passa na tela.

“Eu assisto anotando palavras e frases que chamam a minha atenção. Então você imagina o que é assistir uma série com um caderno do lado e anotando as coisas importantes que pode levar para a sua vida. A gente não consegue se desligar, é algo tão impressionante que tem frases que eu uso para responder as pessoas no meu dia a dia”, conta.

E o gosto vai sendo passado no boca a boca, entre integrantes da família e amigos. No caso do estudante João Pedro dos Santos, morador do sul de Minas, foi a mãe que o introduziu ao mundo das novelas turcas.

“A primeira vez que eu tive contato foi em 2015. Na época minha mãe assistiu e ela gostava muito, eu não acompanhei, mas lembro que era bem legal. Depois de um tempo, eu tava sem série e minha tia já acompanhava, aí pedi indicação e foi uma atrás da outra. Hoje, eu maratono todas, porque eu na verdade vivo a série”, conta

Tanto sucesso tem rendido prêmios. A novela Kara Sevda, que conta a história do amor proibido entre um homem simples e uma menina rica de Istambul, desbancou produções brasileiras e canadenses e saiu vitoriosa no Emmy. Foi a primeira novela do país a entrar na competição.

Outro sucesso mundial é o longa “O milagre na cela sete”, que conta a história de um pai com problemas mentais e sua filha de seis anos. Na trama, ele acaba sendo acusado injustamente de assassinato.

Mas por que essas novelas e filmes têm despertado tanta atenção aqui no Brasil? Quem nos ajuda a responder essa pergunta é o doutor em dramaturgia Mauro Alencar:

“O melodrama não é apenas um ideário da América Latina, mas do mundo todo, tanto que nasceu na ópera italiana. Quando fui para a China e para a Coreia, encontrei muito desses melodramas e isso também nos faz entender por que “A escrava Isaura” ainda é um ícone na China e por que as novelas turcas fazem sucesso aqui. É porque elas são muito objetivas, personagens extremamente claros, as intenções não deixam dúvidas sobre o que é bom, mal, o que é o sofrimento, enfim, são várias coisas que eu vejo e que me fazem lembrar de outras novelas daqui. A própria Isaura poderia ser uma personagem turca.”

Só no Globoplay, são várias tramas turcas disponíveis. A novela Fatmagul está entre as 10 com mais horas consumidas após os primeiros dias de publicação, ultrapassando até as produções brasileiras. E o Globoplay tem previsão de disponibilizar mais produções até 2023.

Na Netflix, títulos turcos já atingiram, mais de uma vez, a lista dos mais vistos. Um dos mais recentes, inclusive, é o filme “O violino do meu pai”, que traz a história de uma menina orfã e seu tio, um violinista amargo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de privacidade e cookies

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.