Home Noticias Estão abertas as inscrições para eleição de Conselheiros Tutelares em Cianorte

Estão abertas as inscrições para eleição de Conselheiros Tutelares em Cianorte

Município tem cinco cadeiras e mandato é de quatro anos. Edital está publicado no Órgão Oficial e disponível no site da Prefeitura

por Lud Hayashi

A partir dessa segunda-feira (03), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) começou a receber as inscrições dos interessados em concorrer ao Conselho Tutelar de Cianorte. O edital que dispõe sobre o Processo de Escolha em Data Unificada está disponível para consulta no site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo, com acesso direto pelo link https://www.cianorte.pr.gov.br/uploads/arquivo/EDITALDECONVOCACAO.pdf. A publicação em Órgão Oficial (https://cianorte.pr.gov.br/diario-oficial/) ocorreu na Edição nº 2531, de 27 de março de 2023.

O Conselho Tutelar de Cianorte é composto por cinco membros efetivos e um suplente para cada, eleitos pela população local para mandato de quatro anos, sendo permitida a recondução mediante nova eleição (Lei nº 13.824, de 9 de maio de 2019). O Processo de Escolha para o quadriênio 2024/2027 abrange inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e médica, eleição e curso de formação inicial. Todas as etapas têm caráter eliminatório.

Entre os requisitos para concorrer as vagas, é preciso ter idade superior a 21 anos; ser residente do município há, pelo menos, dois anos; ter reconhecida idoneidade moral por certidões negativas; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; apresentar certificado de ensino superior atestado pelo MEC; carteira de habilitação, no mínimo, categoria B; comprovação de experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na administração direta ou indireta, em qualquer esfera, durante todo o Processo de Escolha; entre outros.

As inscrições seguem até 02 de maio, na Secretaria Municipal de Assistência Social – Sala dos Conselhos, localizada na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, nº 236, Zona 04. A aplicação do exame de conhecimentos específicos está marcada para 09 de julho. Já o período para realização da avaliação psicológica e médica vai de 1ª a 18 de agosto. A campanha eleitoral começa em 1º de setembro e segue até o dia 30 do mês. A eleição ocorre no primeiro domingo de outubro, por sufrágio universal, direto, uninominal, facultativo e secreto dos cianortenses em dia com seus direitos eleitorais.

O resultado da eleição será publicado no Órgão Oficial no dia 02 de outubro. A posse e exercício dos novos conselheiros ocorre em 10 de janeiro de 2024. A jornada de trabalho é conforme o funcionamento do órgão: expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sendo que, no período noturno, assim como nos fins de semana e feriados há escala em regime de sobreaviso; além de 24 horas ininterruptamente por meio de telefone de emergência. A remuneração mensal será de R$ 4.900,00.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.