Home Noticias Instituto oferece curso gratuito de preparo para o mercado de trabalho voltado a jovens no Paraná

Instituto oferece curso gratuito de preparo para o mercado de trabalho voltado a jovens no Paraná

por Lud Hayashi

O Instituto PROA está com as inscrições abertas para um curso preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São mil vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos, residentes do Paraná, que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas.

O processo seletivo está aberto até o dia 8 de maio. Para se inscrever, o jovem precisa entrar neste site e passar por três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.

O curso tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. São 7h30 de aulas por semana, cerca de 1h30 por dia. Semanalmente há também encontros mediados por tutores, sempre às quartas-feiras.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional. São 7 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022 a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado do Paraná era de 12,6%, o triplo em comparação com adultos. Geralmente, a taxa de desemprego entre jovens é maior do que a taxa de desemprego entre adultos porque os jovens geralmente têm menos experiência e qualificações, o que os torna menos competitivos no mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.