Home Noticias Ministério da Saúde confirma quarta dose de vacina contra a Covid para maiores de 40 anos

Ministério da Saúde confirma quarta dose de vacina contra a Covid para maiores de 40 anos

Pessoas que receberam terceira dose há pelo menos quatro meses já poderão receber segundo reforço

por Lud Hayashi

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira (20) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para brasileiros entre 40 e 49 anos. A partir de hoje, os indivíduos dessa faixa etária, que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão se vacinar, com os imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

A pasta também anunciou o reforço para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com o produto da Janssen, que é de dose única. Para brasileiros com mais de 40 anos, foram confirmados mais dois reforços, sendo que o terceiro deve ser tomado quatro meses após a segunda aplicação e o quarto, quatro meses após o terceiro.

Para ambas as faixas etárias com esquema primário da vacina de dose única, os imunizantes disponíveis são AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o Ministério acredita que a vacinação contra a Covid-19 fará parte do cronograma do PNI (Programa Nacional de Imunizações), mas ainda não dá para saber quando será.

Sobre a possibilidade de a faixa etária de 18 a 39 anos também receber a quarta dose de vacina, o secretário informou que o Ministério “está em contínuas conversas e discussões com Cetai [Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19] e vamos ampliando [as faixas etárias] cada vez mais na medida que tivermos evidências científicas nesse sentido.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário