Home Noticias Um de cada quatro brasileiros tem emprego que pode ser realizado remotamente

Um de cada quatro brasileiros tem emprego que pode ser realizado remotamente

Há predomínio, nas ocupações potenciais de home office, de mulheres, brancos e profissionais com nível superior, mostra Ipea

por Lud Hayashi

Cerca de 20,4 milhões de pessoas encontram-se em ocupações passíveis de ser realizadas de forma remota, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O número é equivalente a 24,1% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, há predomínio, nas ocupações potenciais de trabalho remoto, de mulheres (58,3%), brancos (60%), pessoas com nível superior completo (62,6%) e na faixa etária entre 20 e 49 anos (71,8%).

Mais da metade dessas pessoas em teletrabalho potencial encontra-se na região Sudeste (27,7%). Na sequência, aparecem as regiões Sul (25,7%) e Centro-Oeste (23,5%). No Norte e no Nordeste, o patamar é inferior, de 17,4% e 18,5%, respectivamente.

Embora as pessoas em ocupações que podem ser realizadas de forma remota representem 24,1% da força de trabalho, esses trabalhadores são responsáveis por 40,4% do total da massa de rendimentos. Somente em São Paulo, quase metade (47,6%) do total de rendimentos é gerada por pessoas em teletrabalho potencial.

Quando se analisam as regiões metropolitanas do país, a que mais se destaca é a de Florianópolis, com cerca de 40,4% das pessoas ocupadas em regime potencial de home office, apesar de Santa Catarina ocupar apenas o quinto lugar no ranking de teletrabalho potencial por estado, com 25,4% das vagas de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário